quarta-feira, 2 de abril de 2008

SETE LEMAS:

(Adaptados de N/A, Al-anon e Nar-anon)

Os lemas orientam a cada um de nós para ter uma vida mais tranquila, sadia e acertiva.

Praticar os lemas é demonstrar sabedoria e sensatez, nos levando a ter uma canduta mais proxima da que Deus espera de nós.




1 - Fazer primeiro as coisas primeiras:

"Para tudo há um tempo, par cada coisa há um momento..." ( Eclesiastes 3,1)

A primeira parte da bíblia, Gênesis, conta como Deus criou a Terra em 7 dias, trabalhando na criação seis dias e descansando no sétimo.

Essa é, sem dúvida, uma grande lição para todos nós, uma vez que o próprio Deus, O Todo Poderoso, fez uma coisa de cada vez.

Não se pode construir o segundo andar de um edifício, sem construir antes o primeiro, senão cairá.

Não se pode desejar que uma criança vá a universidade, sem antes ter cursado a primeira e a segunda séries escolares.

Para tudo na vida há uma ordem a ser seguida, há sempre algo que é prioridade e precisa ser feito primeiro, assim, para passarmos ao progeto seguinte, é ideal, que tenhamos terminado o anterior.

Se desejarmos fazer tudo ao mesmo tempo, é mais provável que não façamos nada, pelo menos nada por completo. Se ordenarmos as tarefas e fizermos uma coisa de cada vez, em ordem de prioridade, é certo que mesmo que não terminemos todas as que planejamos, pelo menos algumas veremos terminar.

Quando o nervoso toma conta de nós, a ansiedade nos afoba e queremos rapidamente fazer tudo, estaremos enfadados ao fracasso, o que nos fará sentirmos muito mal, tristes e com baixa auto-estima.

Não há nada tão sensato e lógico quanto fazer primeiro as coisas primeiras.