terça-feira, 1 de abril de 2008

5 - Esquecer os prejuízos:

"Não vos inquieteis com nada!...E a paz de Deus, que excede toda inteligencia, haverá de guardar vossos corações." (Filipenses 4, 6-7)

Não importa como tenha sido o nosso passado, quando praticamos os Doze Passos para os Cristãos, iniciamos uma nova vida, deixamos, portanto, o nosso passado para trás, e começamos tudo outra vez.

É perfeitamente compreencível, que na vivencia de nossa doença espiritual, durante os anos nos quais vivemos o nosso afastamento de Deus, tenhamos feito muitas coisas inconcientemente, impulsionados por nossos instintos, cometido muitos erros, provocado reações adversas por parte das outras pessoas e nos revoltado com a realidade, com a qual, não sabiamos lidar.

Se queremos mudar, devemos pensar: "Hoje é o primeiro dia de nossa nova vida!" Deixando pra trás tudo, compreendendo que os fatos que vivemos no passado foram frutos de nossa doença espiritual.

"Pouco importa o que fomos, ou o que ainda somos. O que realmente importa, é o que ainda podemos vir a ser."

Isso, no entanto, não significa, que daqui pra frente não cometeremos mais erros e que tudo será perfeito. Não, o erro sempre fará parte de nossas vidas, conflitos e divergencias com outras pessoas também, temos que ter consciencia de nossa condição humana imperfeita e limitada. Portanto, esquecer os prejuízos é uma tarefa para a vida inteira, e todo dia é dia de começar.