sábado, 5 de abril de 2008

4ª Tradição:

Cada grupo deve ser autônomo, salvo em assuntos que digam respeito a outros grupos ou a Doze Passos Para os Cristãos em seu todo.
"Vós irmãos foram chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade...Pelo contrario, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade." (Galatas 5, 13)
As tradições de AA são frutos de muitos anos de experiência vividas por seus grupos. Até perceber que cada grupo é uma célula espiritual da Irmandade, e que, juntos aprendem, erram, acertam, moldando sua conduta de acordo com a orientação de Deus que se manifesta através da consciencia coletiva (2ª Tradição).
A finalidade de cada grupo é tornar-se um ambiente promissor para facilitar a recuperação de seus membros. Uma vez alcançado este objetivo, os caminhos encontrados por cada grupo podem ser diferentes.
Essa liberdade, no entanto, tem limites, os grupos não tem autonomia para denegrir os princípios éticos da Irmandade, e nem deturpar os princípios espirituais e cristãos.
Assim como nos diz a Oração da Serenidade: "Sabedoria de perceber a diferença...", diferença do que podemos ou não podemos mudar.
Devemos nos lembrar que, um grupo cuja conduta leve-o a desagregar-se do restante da Irmandade, estará condenado ao fracasso.